quinta-feira, 18 de março de 2010

Admirável língua nova...


Na última década temos observado uma explosão do uso da internet entre a população brasileira.A maioria deste usuários(75% ibope) têm menos de 25 anos de idade. A penetração deste meio de comunicação neste público tem sido decisiva para observamos uma mudança linguística que causa debates fervorosos entre os que são favoráveis e os que torcem o nariz para esta modalidade da língua.
O internetês é a língua oficial de chats,blogs e salas de bate papo na internet.Para os mais preocupados com a ameaça que esta possa apresentar para a língua materna e suas estruturas estabelecidas(gramática) o internetês é uma linguagem ,ou melhor,um linguajar próprio da internet e somente é aceito e tem sua real função no contexto da web(escrita rápida,imagens,emoticons,lols...) .
O que há é uma reação negativa diante do novo,grande parte da população não sabe sequer manipular um controle remoto de televisão,assim chamados de " analfabetos eletrônicos".
O internetês deve ser visto como mais uma possibilidade de interação através da língua escrita(carta,bilhete,conto,tiras e quadrinhos...) e como meio de comunicação tem suas particularidades e limitações.

Francisco Saldanha

4 comentários:

  1. O chamado internetês é apenas mais uma "modalidade" da língua. Mas é preciso cuidado para não usá-lo em lugares inadequados, como numa redação escolar ou num currículo. Abraços e sucesso com o blog!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com 'vc', o internetês é um linguajar próprio e fundamental apenas para seu uso virtual, e assim como os conceitos linguistas sobre "fazer-se entender é o essencial" sou a favor desta linguagem desde que o usuário consiga utilizar em seu ambiente propício... ainda assim, sou totalmente contra aos exageros sem lógica sequer de rapidez no uso da linguagem, como o "como fas", "corrão" etc, matando as características básicas da língua e com certeza influenciando posteriormente no seu uso formal, principalmente para os adolescentes em fase escolar.

    ResponderExcluir
  3. Concordo e discordo. Concordo no que confere a ser o internetês somente usado no âmbito web, porém há pessoas, e te garanto que são milhões, que não percebem isso e acabam levando para outros momento, como a própria escola ou uma conversa 'falada'. O que falta hoje é um maior direcionamento de onde cada tipo de linguagem deve ser usada. E não é só no que diz respeito ao internetês, mas também ao inglês, às linguagem técnicas e outros fatores.
    Bjs
    Érika dos Anjos
    http://www.oquartoelemento.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adimirável língua nova, tal qual diminuem os rebanhos amantes da mesma, poucos são os que ainda conseguem ruminar um pouco essa língua tão complexa quanto a nossa. Ôhôhôh vida de gado - mto boa a música!

    ResponderExcluir


Fernando Pessoa