Machado de Assis talvez não tinha em mente que depois de um século,lançado em 1899, o livro Dom Casmurro ainda mantenha o estranho enigma da traição. A personagem Capitu é descrita por Bentinho à partir de seus mais inocentes atos até seus já consagrados Olhos de ressaca,olhar que tragava tudo a sua volta. A questão chave já não recaí mais no clichê da traição,mas sim a técnica que transforma uma desenho ardilosa em ultimato duvidoso de Bentinho,este tomado pelo delírio do adultério da esposa usando da habilidade precisa com as palavras e a arte do convencimento.
Dom Casmurro alcança um forte apelo entre nós brasileiros. A obra por várias vezes foi citada ,comentada e recriada por diversos meios(Cinema,tv,música...).Citar por exemplo a música Capitu de Luiz Tatit.
Capitu
A ressaca dos mares
A sereia do sul
Captando os olhares
Nosso totem tabu
A mulher em milhares
Capitu
Feminino com arte
A traição atraente
Um capítulo à parte
Francisco Saldanha
Não vou mentir que já li, pois nunca gostei muito do Machado de Assis.
ResponderExcluirMas as resenhas sobre esse livro são sempre positivas...
:D
Luiz Tatit é muito bom.
ResponderExcluirAchei que só eu conhecia essa música.
Machado de Assis e seu Realismo é anarquia pura, genial. É o maior de todos.
abç
Pobre Esponja
Já li Dom Casmurro, mas confesso que não é o meu estilo de leitura, mas é bom, muito bom e o seu blog ainda melhor parabéns!
ResponderExcluir-----
http://saramelyssa.blogspot.com/
Ba análise e post, Francisco, apesar de não ser um leitor de suas obras, respeito e reconheço seu talento.
ResponderExcluirTraiu ou não traiu o Bentinho? Eis a grande dúvida. Luiz Tatit praticamente reintera a questão dessa obra em sua canção sobre a personagem Capitu. Parabéns pelo seu blog. É ótimo.
ResponderExcluirQuando estava estudando, fiz várias provas de portugues, que tinha como tema, textos de obras de Machado de Assis, uma delas era Don Casmurro. Não me lembro do livro todo, mas já penso em adquirir um exemplar numa livraria e reler novamente.
ResponderExcluirParabéns pelo bom gosto da Literatura.
abraços.
http://boarro.blogspot.com/