segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

SEMIÓTICA,que ciência é esta?

            


  A própria origem da palavra (do grego semeiotiké, (arte) dos sinais, sintomas) explica muitas coisas. Semiótica nada mais é do que a ciência do processo de contextualização social e natural, ou seja, o estudo de como o objeto será entendido pelo “receptor” considerando seu contexto social e natural.
  Ela estuda o que fica entre o objeto e sua representação,  e dando ênfase não apenas ao comportamento e apresentação dos objetos, e sim ao seu significado. Embora a língua seja, normalmente, considerada o caso paradigmático do sistema de signos, grande parte da pesquisa semiótica atual se concentrou na análise de domínios tão variados como os mitos, a fotografia, o cinema, a publicidade ou os meios de comunicação. 

9 comentários:

  1. interessante...essa não conhecia...um mundo novo se abriu...muito interessante,,,essa ciência...

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do texto, acabei descobrindo uma palavra de algo que tenho em teorias que não são verbalizadas. Sempre penso na evolução da opinião, na mudança de visão do próprio receptor. Observo muito disso na comédia e nos padrões de beleza, constantemente em mudança. O que era engraçado ontem, não tem graça hoje. O que é bonito hoje, era considerado feio ontem. E o "belo" e o "engraçado" são fatores que interagem diretamente tanto na publicidade quanto no cinema e na fotografia.

    Abraços,
    http://ovalordaminhainsanidade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. ' Ciencia massa , isso é novidade pra mim !




    VIZITA LÀ ,http://atlasneiva.blogspot.com/

    Ajuda clicando nos Anuncios .

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Nossa, novidade para mim também. Nunca tinha ouvido falar nisso e você disponibilizou um bom conteúdo para as pessoas começarem a conhecer.
    Muito legal.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. A linguagem não é para se comunicar. A linguagem é para gozar. Já dizia o psicanalista Jacques Lacan. Não há garantias que prevejam a comunicabilidade. Uma palavra enunciada pelo remetente, visando um destinatário, nunca será compreendida exatamente como se originou. Há um hiato estrutural nessa transmissão. Jamais irão me ouvir do lugar no qual eu disse. Será que é ao falarmos que nos entendemos, como nos diz o provérbio? Talvez não! Mas se há comunicação, ela sempre será desviante, convidando os semióticos para contextualizá-la incessantemente. Para finalizar, como novamente diz Lacan, na comunicação, a mensagem do Outro é sempre real e invertida. Parabéns pelo blog! Grande abraço!!

    ResponderExcluir
  6. Estudei muito semiótica, no curso de jornalismo.
    Quanto a linguagem, gosto muito do pensamento de Heideggerque a consireda a apresentação da coisa através da palavra e não uma objetivação, já que a coisa apresentada não é a coisa em si mesma. A linguagem não pode existir sem a poesia, e esta faz uso da palavra enquanto instrumento fundante do ser. O ser e o sagrado são os dois elementos que distinguem o pensador do poeta: o primeiro fala do ser e o segundo nomeia o sagrado. O que os poetas reproduzem, desvelado pela palavra, é o que fica para sempre: eis, então, o caráter sagrado da função da palavra.

    Te espero no sabor da letra.

    ResponderExcluir
  7. novidade, e informação, valew mesmo, bom blog!

    ResponderExcluir


Fernando Pessoa