domingo, 27 de fevereiro de 2011

Memórias e desvios do Brasil


Nosso apego ao meio "marginal" não é recente, no romance pré-realista Memórias de um Sargento de Milícias a personagem principal ,anti-herói convicto, envolve-se em muitas desventuras amorosa e sociais.
Macunaíma é outro marco deste perfil submundo brasileiro. O livro de Mario de Andrade reconta a formação de nosso povo pela óptica do índio preguiçoso sobre múltiplos desvios morais e tomado pelo "jeitinho brasileiro".
O cinema brasileiro também foca suas produções neste aspecto marginal do Brasil, exemplos recentes como Tropa de Elite II e Bruna Surfistinha.
O que existe no Brasil é um olhar voltado para o além-mar,Europa,desejoso de por grifes,cafés,gôndolas e rock Inglês. Em contra partida há em nós uma fetiche incomum por nossos desvios e barbáries.

Dica de leitura: Raízes do Brasil de Sergio Buarque de Hollanda.

Francisco Saldanha

5 comentários:

  1. Sergio Buarque é sempre uma excelente dica de leitura!!! Quanto ao assunto, não é de hoje que o Brasil tem esse apego por seus anti heróis!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Sabemos dos problemas sociais que o Brasil tem,mas mostrar só isso nos cinemas eu não concordo!Parabéns pelo blog,bjks

    ResponderExcluir
  3. Legal seu post sobre Literatura. Memórias de um Sargento de Milícias eu lí e creio ser uma das obras nacionais que mais achei legais de ler.

    Grande abraço!

    http://neowellblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. nao sei, nao gosto desse livro, eh um pouco de pre-conceito sobre o tipo de texto, ou uma parte de ignorancia ao me privar a uma preferencia, de qlqr forma, é sempre bom ver alguem falando sobre literatura, quando o indice de pessoas que apreciam isso ainda eh pequeno. :D

    ResponderExcluir
  5. Olá amigo!
    obrigado pela visita no meu blog, estou seguindo seu blog agora, gosto muito de poesias, vou vir aqui visitar seu blog de novo, vou olhar os poster e deixar comentarios.
    valeu!
    abraços.

    ResponderExcluir


Fernando Pessoa